ADCC Hall da Fama: O inesquecível Roger Gracie

ADCC Hall da Fama: O inesquecível Roger Gracie

Trazendo ainda mais volume para a lista de astros que compõem o Hall da Fama do ADCC, Roger Gracie deixou sua marca nos tatames da organização na década de 2000. Representante da família mais tradicional do Jiu-Jitsu e amplamente considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, Roger foi o nome a ser batido na divisão de super-pesados em sua época de atleta, usando um jogo montado em volta de conceitos básicos da arte suave para superar grandes nomes do esporte e  acumular inúmeros títulos expressivos com e sem kimono.

Estreando na organização em 2003 ainda na faixa-marrom, passando por nomes como Zé Mario Sperry e Xande Ribeiro para ficar com a medalha de bronze na divisão até 99kg, Roger voltou com tudo no ADCC 2005 e fez história com a conquista de seus primeiros títulos na organização. Já graduado à faixa-preta, Roger rumou para a Califórnia e abriu seu retorno à chave até 99kg finalizando Justin Garcia no estrangulamento pelas costas e Eduardo Teles no armlock, antes de arrochar um mata-leão em Xande Ribeiro e superar Alexandre Cacareco por exaustão na final. Já no absoluto, o Gracie engatou uma chave de pé em Shinya Aoki, estrangulou Fabricio Werdum pelas costas, pegou Xande Ribeiro novamente, dessa vez com um estrangulamento mão-com-mão, e encerrou o evento com vitória sobre Ronaldo Jacaré, encaixando o mata-leão da vitória com seu rival de pé para conquistar seu segundo ouro e completar sua campanha superando todos os adversários por finalização.

Seguindo a tradição de colocar campeões absolutos para disputar a superluta, Roger voltou na edição seguinte para enfrentar o norueguês John-Olav Einemo, que entrou para substituir Ricardo Arona devido a um caso de dengue que deixou o Tigre de cama por meses. O duelo foi uma revanche da semifinal do ADCC 2003, na qual John-Olav capitalizou na distração do brasileiro para quedar nos momentos iniciais, chegar no controle lateral e depois nas costas, colocando e tirando os ganchos para vencer nos pontos. Desta vez, no entanto, o brasileiro não deu brechas para seu adversário e jogou com pressão para derrubar antes da metade da luta, passar a guarda e depois montar. No placar final, Roger Gracie venceu John-Olav Einemo por cinco a zero nos pontos, garantindo o tricampeonato e trazendo mais um título para o currículo recheado do Gracie, que hoje numera com muita propriedade entre os maiores atletas da história do Abu Dhabi Combat Club.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário