ADCC Hall da Fama: O tradicional Saulo Ribeiro

ADCC Hall da Fama: O tradicional Saulo Ribeiro

Líder da equipe Ribeiro Jiu-Jitsu e considerado um dos maiores atletas a competir no esporte, Saulo Ribeiro é mais uma das lendas que integram o Hall da Fama o ADCC. Pentacampeão mundial de Jiu-Jitsu e faixa-preta também no judô, Saulo mostrou ao mundo que seu talento não se limitava às competições de kimono e deixou sua marca no palco do Abu Dhabi Combat Club, conquistando o ouro da organização nas edições de 2000 e 2003 para se tornar o primeiro atleta a ficar com o topo do pódio duas vezes na divisão até 88kg.

Tendo conquistado a medalha de prata no torneio de 1999, parado apenas na final contra Jeff Monson, Saulo retornou aos Emirados Árabes Unidos no ano seguinte para conquistar seu primeiro ouro no ADCC 2000. Abrindo sua campanha na chave até 88kg com vitória sobre Jerry Bohlander, o brasileiro manteve o ritmo e arrochou um mata-leão para finalizar Dave Menne, que viria a se tornar o primeiro campeão dos médios da história do UFC no ano seguinte, e usou seu refino técnico para derrotar Alexander "Sasha" Savko na semifinal, pegando as costas para vencer nos pontos. Na finalíssima contra Ricardo Libório, Saulo rechaçou uma entrada de queda e jogou com pressão por cima para tentar a passagem, com Libório atacando nas pernas antes de raspar e Saulo voltando em pé com ainda mais agressividade para vencer na decisão dos árbitros.

O segundo ouro chegou no ADCC 2003, primeiro evento da organização realizado no Brasil. Vindo de outra medalha de prata na edição de 2001, Saulo voltou com tudo para a divisão até 88kg e deu o pontapé inicial na chave com vitória sobre Yuki Sasaki, quedando Rodrigo "Comprido" Medeiros para vencer por pontos nas quartas e saindo à frente de David Terrell nas semifinais por decisão dos árbitros após duelo muito equilibrado. O oponente final foi ninguém menos que Ronaldo Jacaré, que chegou para a disputa do ouro após fazer um duelo explosivo contra Ricardo Cachorrão na semi do seu lado da chave. A luta do título começou de forma bem estratégica, com ambos os atletas se medindo durante a primeira metade do tempo regulamentar, mas Saulo pisou no acelerador assim que a contagem de pontos se iniciou, fazendo boa entrada no single-leg e depois chegando nas costas com os dois ganchos encaixados para tomar a dianteira no placar e vencer a partida. O triunfo rendeu a Saulo a liderança da categoria e resultou na indução do atleta ao Hall da Fama do ADCC quase 20 anos depois.

Voltar para o blog

Deixe um comentário