ADCC Rivalidades: André Galvão vs Felipe Preguiça

ADCC Rivalidades: André Galvão vs Felipe Preguiça

Realizado no Anaheim Convention Center, na Califórnia, o ADCC 2019 foi uma das edições mais memoráveis da história da organização. Com oito divisões de peso disputadas ao longo de dois dias, o torneio encantou o público com sua infraestrutura, promoveu combates muito aguardados entre gerações diferentes de atletas e trouxe à tona nomes que hoje são considerados alguns dos maiores do cenário internacional do Grappling, como Dante Leon e Nick Rodriguez. Mas além das disputas de peso, o evento fez a alegria dos fãs com um encontro explosivo na superluta: André Galvão contra Felipe Preguiça.

André Galvão chegava para o duelo com muita propriedade, vindo de uma sequência de vitórias na organização que começava há quase dez anos, com as conquistas de ouro no peso e absoluto no ADCC 2011. Nas edições seguintes, o líder da Atos conquistou e manteve seu trono nas superlutas ao finalizar Braulio Estima em 2013, e vencer Roberto Cyborg e Claudio Calasans nos pontos em 2015 e 2017 respectivamente.

Chegando para desafiar o reinado de André Galvão no ADCC, Felipe Preguiça também vinha de excelente fase em sua carreira. Na edição anterior, o craque da Gracie Barra conquistou a prata no peso e depois foi com tudo para o absoluto, vencendo Victor Honório nos pontos, finalizando Marcus Buchecha com um mata-leão e depois usando o placar para superar seu futuro rival Gordon Ryan e ficar com a medalha de ouro. Já em 2019, Felipe mostrou que continuava sendo um dos maiores nomes do esporte e conquistou o título mundial na divisão de meio-pesados, vencendo Gustavo Batista para ficar com o topo do pódio.

Abrindo o duelo com muita intensidade, André dominou o centro do tatame e partiu para cima de Preguiça, usando suas pegadas no pescoço para minar a energia do oponente e, depois de alguns minutos, levar a luta para baixo com um belo double-leg. Preguiça já caiu em sua clássica meia-guarda com escudo e conseguiu rechaçar a pressão do adversário, buscando espaço para raspar e até tentando alguns ataques no pé mas sem sucesso, já que a energia de Galvão parecia não acabar enquanto ele mantinha Preguiça na defensiva com tentativas constantes de passar a guarda.

Com os primeiros vinte minutos do confronto mantendo o placar em zero a zero, a resolução veio durante a prorrogação, com Galvão usando sua disposição impressionante para fazer várias entradas perigosas de queda até finalmente estabilizar Preguiça no chão com um single-leg, contabilizando dois pontos. Preguiça tentou se restabelecer no jogo mas já se mostrava muito cansado após passar quase meia hora sendo bombardeado incessantemente por Galvão, e não conseguiu fazer a movimentação certa para empatar o duelo até os momentos finais. No placar final, André Galvão venceu Felipe Preguiça por 2 a 0 nos pontos, dando continuidade a sua hegemonia nos tatames do Abu Dhabi Combat Club.

Voltar para o blog

Deixe um comentário