ADCC History Match: Bianca Basílio vs Ffion Davies

ADCC History Match: Bianca Basílio vs Ffion Davies

Marcando o retorno da organização aos Estados Unidos, o ADCC 2019 tomou conta do Anaheim Convention Center na Califórnia e trouxe grandes atletas do cenário internacional do esporte para mostrar suas valências em busca da medalha de ouro no maior evento de grappling do mundo. Com nomes como Gordon Ryan, Marcus Buchecha, Kaynan Duarte e muitos outros membros da elite do esporte, o torneio foi palco de grandes duelos na decisão de cada categoria, com um dos destaques sendo o encontro entre Bianca Basílio e Ffion Davies pela liderança da divisão até 60kg.

Vindo de conquista da prata no ADCC 2017, Bia Basilio voltou aos tatames da organização decidida a levar o título para casa. Com dois títulos conquistados no Brasileiro e no Pan-Americano, além de ficar em segundo lugar no Mundial daquele mesmo ano, Bia ingressou no evento e abriu sua campanha com vitória por finalização sobre Livia Giles, pulando na guarda com ataque no pescoço antes de escorregar para as costas e encaixar o mata-leão decisivo. Já na semifinal, Bia ficou por cima e fez pressão para tentar furar as defesas da finlandesa Elvira Karppinen, que acabou derrotada após contabilizar duas punições por puxar para a guarda.

Do outro lado, Ffion Davies chegava para sua segunda participação no palco do ADCC. Atleta do País de Gales, Ffion recebeu sua promoção à faixa-preta em 2018 e mostrou seu talento ao ficar com a medalha de ouro no Mundial Sem Kimono da IBJJF naquele mesmo ano, recebendo destaque como competidora e, eventualmente, o convite para participar do ADCC 2019. Na chave até 60kg, Ffion venceu seu primeiro duelo sem sustos, passando a guarda e montando múltiplas vezes para derrotar a japonesa Rikako Yuasa com larga vantagem no placar. Na sequência, Ffion fez a semifinal contra Beatriz Mesquita, campeã do ADCC 2017 e a grande favorita da chave, e quebrou a banca ao receber os três tapinhas após atacar com um triângulo e variar para o armlock da vitória.

A final foi tão explosiva quanto os demais confrontos na chave, com Bianca puxando de início já laçando a perna e Ffion se movimentando para plantar o pé no chão e neutralizar o risco de finalização. Na íntegra, as atletas trocaram ataques no pé e Ffion levantou para pressionar a guarda de Bianca, que se movimentou para evitar a passagem e aproveitou o embalo para colocar a galesa de volta no chão com uma das pernas isoladas. Ffion tentou usar a movimentação para sair no heel hook, mas ficou desprotegida e Bianca não perdoou, encaixando a chave de pé e fazendo muita pressão para garantir a vitória. No resultado final, Bianca Basílio finalizou Ffion Davies na chave de pé, comemorando sorridente ao conquistar seu primeiro título no Abu Dhabi

Regresar al blog

Deja un comentario