Os campeões da família Gracie no ADCC
Compartir
Responsável pelo desenvolvimento e popularização do Jiu-Jitsu como hoje conhecemos, a família Gracie é um dos grupos mais famosos e prestigiados em meio à comunidade da arte suave, com seus representantes acumulando inúmeras conquistas no campo esportivo e didático, e ajudando a moldar grandes talentos em diversos países para ampliar a influência da luta agarrada no mundo inteiro há mais de 100 anos. E é claro, o famoso clã não fica de fora da história do ADCC, que nasceu com o objetivo de reinventar o cenário competitivo do esporte e que contou com portadores do tradicional sobrenome desde o início de sua jornada.
Para falar de Gracie e ADCC, é preciso reconhecer os grandes Renzo e Royler Gracie. Pioneiros da família na organização e membros do Hall da Fama desde a sua concepção em 2022, os atletas estiveram presentes desde o início com o Abu Dhabi Combat Club e fizeram boa parte de sua fama mundial nos tatames da organização, com Renzo dominando a divisão até 77kg em 1998 e 2000, e Royler conquistando três ouros consecutivos no peso até 66kg entre 1999 e 2001.
A família conta ainda com mais dois representantes de peso no Hall da Fama: Roger e Kyra Gracie. Até hoje considerado um dos maiores atletas a ter competido no Jiu-Jitsu com e sem kimono, Roger Gracie dispensa apresentações com o jogo extremamente técnico que lhe tornou tricampeão no ADCC, finalizando todos os adversários no peso e absoluto em 2005 e vencendo seu antigo algoz John-Olav Einemo na superluta de 2007. Por sua vez, Kyra foi a primeira faixa-preta mulher dos Gracie e conquistou sua posição de prestígio no ADCC também com o tricampeonato, liderando a divisão até 60kg nas edições de 2005, 2007 e 2011.
Os Gracie contam ainda com mais dois grandes campeões na organização. Primeiro, Rodrigo Gracie mostrou suas valências na edição inaugural do evento para superar três adversários e derrotar Kareem Barkalaev na final da divisão até 88kg. Depois, já em 2013, Kron Gracie voltou a trazer o ouro para a família, encaixando estrangulamentos pelas costas em Andy Wang e Garry Tonon, arrochando um armlock em JT Torres e encerrando sua campanha com uma guilhotina em Otavio Sousa para se tornar o campeão da categoria até 77kg. Que venham mais títulos à consagrada família Gracie nos próximos 100 anos!