ADCC Hall da Fama: O sorrateiro Braulio Estima
Compartir
Integrando o grupo de grandes nomes que passaram pelos tatames do Abu Dhabi Combat Club ao longo dos anos, Braulio Estima é um dos atletas mais influentes a ter competido na década de 2000. Apelidado de "Carcará", o faixa-preta da Gracie Barra fez de tudo em sua época como atleta, conquistou três medalhas de ouro no ADCC, acumulou múltiplos títulos ao redor do mundo ao superar verdadeiras lendas do esporte e ainda inventou sua própria variação da chave de pé, a sorrateira estima lock.
Competidor na organização desde o ADCC 2007, estreando com a medalha de prata após fazer uma das melhores lutas do evento contra Xande Ribeiro na final do peso, Braulio voltou com tudo dois anos depois e faturou o ouro na edição de 2009, realizada na cidade espanhola de Barcelona. Ingressando na chave até 88kg no primeiro dia do evento, Braulio abriu sua campanha com vitória sobre o japonês Yuji Arai, seguida por triunfo sobre James Brasco na decisão dos jurados. Na íntegra, o faixa-preta finalizou Rafael Lovato Jr com sua estima lock e alcançou a finalíssima contra André Galvão, despachando o líder da Atos com um justo triângulo invertido.
Ainda em 2009, Braulio também colocou suas valências à prova no peso absoluto do ADCC. Chegando ainda mais confiante após sua conquista de título no peso, Braulio começou encaixando um armlock no finlandês Janne-Pekka Pietiläinen nas oitavas, finalizou o lendário Marcelinho Garcia com um estrangulamento nas quartas e chegou nas costas de Vinny Magalhães para vencer nos pontos por sete a zero nas semifinais. No último confronto, seu antigo algoz Xande Ribeiro chegava igualmente embalado, vindo de vitória no peso até 99kg além de finalizar Ricco Rodriguez e pegar as costas de André Galvão no peso aberto, mas Braulio manteve sua cabeça fria e deixou seu Jiu-Jitsu fluir, fintando um ataque na kimura e depois atacando com seu triângulo invertido. Xande defendeu ambos os ataques bem, mas a pressão foi suficiente para lesionar os músculos de seu ombro esquerdo, e o craque da Six Blades acabou cedendo a vitória por desistência médica.
Braulio a competir na organização no ADCC 2011, realizado no Reino Unido. Como foi campeão absoluto na edição anterior, o faixa-preta voltava agora para fazer a superluta do evento, ficando cara-a-cara com ninguém menos do que o perigoso Ronaldo Jacaré, que não só vinha de boa carreira no MMA como também havia superado Robert Drysdale na superluta de 2009. Na luta, Braulio buscou usar a guarda 50/50 para tentar raspar durante a maior parte do confronto, com Jacaré evitando a movimentação e buscando espaço para um contra-ataque efetivo. Na reta final, Jacaré fez uma entrada de queda mas não conseguiu estabilizar, com Braulio prontamente usando sua guarda aberta para atacar no pé e joelho antes de saltar para as costas do adversário, escapando de um leglock e virando o oponente de quatro apoios para enfiar o ganchos e estabilizar a posição. No placar final, Braulio Estima venceu Ronaldo Jacaré por 3 a 0 nos pontos, garantindo seu tricampeonato e confirmando a destreza do Carcará, que se tornou um dos maiores nomes a competir no palco do Abu Dhabi Combat Club.