
Qual a melhor estratégia para vencer no ADCC?
Compartir
O sonho de todo atleta iniciante é chegar no evento principal do ADCC. Com formato desafiador e regras peculiares, o ADCC se distancia do Jiu-Jitsu tradicional, forjando competidores cada vez mais especialistas no aclamado torneio sem kimono. Vencer, obviamente, é o caminho do destaque. Mas qual é a melhor receita para sair com a mão erguida?
Indiscutivelmente, se você é um finalizador nato, sua estrada no ADCC será mais tranquila. Para os competidores bons de queda e exímios nas inversões, outra vantagem a ser anotada. E quando as valências se equiparam e o resultado vai para os juízes, sem vantagens ou pontuações para resolver a disputa?
Para o especialista Renato Sugino, diretor de arbitragem do ADCC na América do Sul e veterano no comando das lutas, a receita para convencer a mesa dos árbitros é mostrar serviço, sempre com um passo a mais que seu oponente.
"A melhor estratégia é estar sempre na frente em todas as iniciativas", ressaltou Renato. "Tentativas reais de finalização ou de movimentações que possam gerar pontos, obrigando seu adversário a se defender."
Vale ressaltar o detalhe valioso de Renato ao apontar a receita da vitória: apenas as movimentações que se aproximam de finalização são contabilizadas, assim como as tentativas de pontuação que se aproximam de ser concretas. O próprio árbitro frisou: "Não basta ofensividade. Apenas as iniciativas válidas entram no critério."
Portanto para ficar com a vitória no ADCC numa disputa mais apertada vai a dica. Não pare de buscar o combate. Se a finalização ou pontos não forem suficientes, ouça o árbitro: "Atacar 100% do tempo é o melhor caminho para vencer".
1 comentario
É minha primeria competição no ADCC sempre na minha competição sempre vou para cima. meu jogo é busca finalização