Sul-Americano do ADCC: Destaques e os melhores lances da Argentina

Sul-Americano do ADCC: Destaques e os melhores lances da Argentina

A efervescente cidade de Bueno Aires recebeu a última edição de um evento do ADCC América Latina nesta temporada. O Sul-Americano do ADCC, organizado pelo ADCC Brasil e ADCC Latin America reuniu competidores de todas as idades e níveis técnicos no Pavilhão Américas do Parque Olímpico, na capital da Argentina. Nem mesmo o calor abafado da cidade, com temperaturas de mais de 30 graus, puderam conter o ímpeto dos latinos em ação, com competidores brilhando no topo representando nacionalidades como Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Brasil, e outros mais.

Realizado no último sábado, dia 13 de dezembro, o evento trouxe mais de 700 atletas numa verdadeira festa do grappling no hemisfério sul do planeta. Famílias inteiras, bandeiras de várias nacionalidades, cantos de guerra nas arquibancadas e açaís para todo os lados davam o ambiente ideal de um grandioso campeonato de Jiu-Jitsu.

Entre os grandes destaques do dia, tivemos Eduardo Andrade (Templo Jiu-Jitsu), que trabalhou seu controle mental para sacudir a poeira após uma derrota por decisão em sua divisão de peso. Determinado a não voltar ao Brasil de mãos vazias, se jogou com tudo no absoluto para sagrar-se campeão numa chave recheada de perigosos atletas de língua espanhola. Foram quatro lutas no caldeirão do Pavilhão Américas, até chegar na final contra o argentino Francisco Cuneo. Depois de trabalhar de pé e cinturar Francisco no bodylock, Eduardo encontrou o caminho para fintar de um lado e passar a guarda no lado oposto, anotando três pontos nos últimos segundos da luta.

"O formato do ADCC é muito bom", frisou Eduardo. "As regras privilegiam o atleta que gosta de lutar, dão pouco margem para quem amarra. É o estilo que eu gosto: subjugar meu oponente, controlar e finalizar".

Já no feminino, foi a vez de Cecília Gajardo (CrossFighting) garantir ouro duplo. Chilena de Valdivia, a 850km da capital Santiago, Cecília superou a chave e o superaquecimento do seu corpo no dia de lutas, chegando a se refrescar na área de mídia entre uma luta e outra para ganhar fôlego rumo à final. Na disputa do ouro em peso aberto, contra a compatriota Constanza Nenen, Cecília entrou com o quadril e cravou uma bela queda, caindo e guarda passada e trocando a base, para colocar todo o peso no kesa-gatame e forçar os três tapinhas da adversária.

"Tive muita confiança nas minhas quedas", ressaltou Cecília. "Mesmo sem os pontos nos primeiros minutos, busquei meu jogo de quedas desde o início para controlar, estabilizar e finalizar. Me emocionei no fim pois nunca tinha lutado uma categoria tão difícil. Muitas coisas deram errado: meu avião atrasou, cheguei em cima da hora na pesagem e estou com insolação. Mas superei tudo para vencer em outro país e esta medalha valeu tudo isso."

Outro destaque ficou para o peruano Patricio Benitez (Parabellum BJJ Peru), que venceu a divisão até 65kg após superar o perigoso Tomas Torres, que inclusive desbancou o favorito Lucas Cantó por finalização na semifinal. Patricio fez grande duelo contra Tomas, no tempo regulamentar e no tempo extra, numa troca intensa de ataques. Patricio venceu na decisão e ficou com o topo do pódio.

Confira nas linhas abaixo os campeões do Adulto Avançado que garantiram a inscrição nas próximas Seletivas e fique de olho nos destaques que pretendem sacudir o Brasil com a força da América Latina no ADCC:

MASCULINO

60kg - Bruno Carrillo venceu Nahuel Italiani na decisão
65kg - Patricio Benitez venceu Tomas Torres na decisão
70kg - Walter Alamo venceu Jerry Cuenca na decisão
76kg - Francisco Cuneo venceu Carlos Romero por finalização
83kg - Nicolas Shiromi venceu Roger Dominguez nos pontos
91kg - Ignacio Rodriguez venceu Luis de Luca por finalização
100kg - Patricio Gonzalez venceu Lautaro Cofre por finalização
+100kg - Emiliano Simonelli venceu Luidgi Santiago nos pontos

FEMININO

55kg - Bianca Giannini venceu Constanza Nene nos pontos
60kg - Ana Ramirez venceu Micaela Bibiloni por finalização
65kg - Paula Serén venceu Chiara Iannotta nos pontos
70kg - Karina Silva venceu Lucia Carmona por finalização

Regresar al blog

1 comentario

Me gustaría que corrigan el resultado de la categoría -76 kilogramos avanzado ya que yo Carlos romero finalice a Francisco cuneo no al revés

Carlos romero

Deja un comentario