Você conhece as três campeãs absolutas do ADCC?

Você conhece as três campeãs absolutas do ADCC?

Criado com o intuito de revolucionar o esporte, o ADCC deu um grande passo para sua consolidação no ano de 2005 ao ampliar seu público e elenco de atletas com a introdução das chaves femininas na competição. Além das categorias de peso, a organização aumentou ainda mais o desafio para as mulheres com o Absoluto Feminino, divisão sem limite de peso, que foi descontinuada em 2007 e que voltou com força total no recente ADCC 2024. Com isso, apenas três atletas alcançaram tal status na história do evento. E você? Sabe quem foram as campeãs que fizeram história no palco de peso aberto do Abu Dhabi Combat Club?

Em 2005, colocando suas valências à prova em Long Beach, na Califórnia, Juliana Borges conquistou não só o primeiro título absoluto feminino mas também ficou com o duplo ouro no ADCC. Abrindo sua campanha na chave acima de 60kg, a atleta da American Top Team mostrou sua garra ao superar a duríssima Hannette Staack em seu primeiro duelo para em seguida derrotar Megumi Yabushita e Stacy Cartwright, subindo ao topo do pódio. Depois, já no peso aberto, Juliana passou por Kizma Button, Leka Vieira e Tara LaRosa para escrever seu nome na história da organização como a primeira campeã absoluta do ADCC.

Na edição seguinte do torneio, realizada em 2007 no estado norte-americano de Nova Jersey, o nome mais perigoso das divisões femininas foi Hannette Staack. Detentora de dois títulos de kimono e mais um conquistado sem pano naquele mesmo ano, Hannette superou o revés anterior na organização e chegou com tudo na divisão até 67kg, superando Shayna Baszler, Stacy Cartwright e Kelly Paul para ficar com seu primeiro ouro no evento. Com fome de vitória, Hannette voltou para disputar o peso aberto e fez mais uma excelente campanha, vencendo Kyra Gracie nas quartas e Laura D'Auguste na semifinal antes de protagonizar um dos momentos mais memoráveis da história do ADCC na finalíssima, rapidamente encaixando um plástico armlock voador para derrotar Rosângela "Zanza" Conceição e se tornar a última campeã absoluta daquela década.

O absoluto feminino só voltou a dar as caras no ADCC em 2024, com a australiana Adele Fornarino rumando para Las Vegas e se colocando como o nome a ser batido com sua conquista do duplo ouro. Começando na chave até 55kg, Adele venceu Mayssa Bastos na decisão, arrochou um armlock em Jasmine Rocha e ingressou na final para encarar a campeã do ADCC 2019 Bianca Basílio, finalizando a brasileira em um piscar de olhos ao abrir a guarda e encaixar o armlock nos primeiros lances do combate. No peso aberto, Adele finalizou sua companheira de treinos Brianna Ste-Marie com um armlock, recebeu os três tapinhas da recém-coroada campeã acima de 65kg Rafaela Guedes com um leglock e encarou a medalhista de ouro do ADCC 2017 Beatriz Mesquita na final. Com Bia recebendo duas punições ao longo do confronto e Adele usando sua guarda arisca e tentativas de finalização no braço para ficar com a vitória.

Regresar al blog

1 comentario

qk023j

📍 🎁 Limited Deal: 0.4 BTC gift available. Activate now >> https://graph.org/Get-your-BTC-09-04?hs=8dc6a496bb6c02a11994d61d4dc04bfa& 📍

Deja un comentario